Dicas para iniciantes no Motocross

Dicas importantes para quem vai iniciar no MotoCross/ Supercross (o que ninguém gosta de ensinar).

Bruno Mota, vice-campeão Circuito Inter TV de Supercross - 2008

Bruno Mota, vice-campeão Circuito Inter TV de Supercross – 2008 – M. Claros/MG

O Motocross é um dos esportes que mais cresceu e evoluiu nos últimos anos no Brasil. As competições aumenta o nível a cada ano e a todo instante surge um piloto estreante por aí afora. Na nossa região, o Norte de Minas Gerais, não é diferente. Infelizmente, muitos iniciantes acabam desistindo do esporte por falta de conhecimento, começam a andar de moto sem nenhum preparo e experiência. Pensando nisto, resolvemos publicar estas excelentes dicas. Esperamos que possa ser útil para você que quer começar no esporte.

Muitas das dicas abaixo já foram divulgadas, outras nem tanto. A ideia não é ser o primeiro, mas sim, ajudar aqueles que estão iniciando no Motocross, um dos esportes de maior beleza estética e de emoção que existe – se duvidar basta comparar uma foto de MX com uma foto de futebol, por exemplo. As provas em pistas de terra com diferentes obstáculos e saltos, em circuito fechado, torna o evento um espetáculo ao ar livre, que atrai milhares de pessoas onde acontece.

Qual moto comprar?
Nos Estados Unidos existe uma escala de evolução com as motos. A medida que se vai evoluindo na técnica, o mesmo acontece com as motos. 60, 80, 125 2t (School Boys), 250f, 450 (alguns ainda preferem 250 2t). Reparem que os meninos da 80cc não vão direto para 250 4 tempos, ele passam a categoria 125 2t que é a “moto escola” do mx, onde se aprende realmente a andar. Lá definiram a School Boys para 125cc. Também existe vários campeonatos com 125 iniciante, 125 intermediária e 125 Pró, para os adultos e veteranos.

No Brasil, muitos não tiveram a oportunidade de começar no esporte cedo, mas devido a “onda” 4t, os iniciantes estao comprando 250f e até mesmo 450, a última moto na escala de evolução do mx.

Pode até ser vantagem no começo adquirir a 250f, mas sua evolução vai ficar restrita as facilidades da tocada de uma 4 tempos e só. Além disto, 4t exige um mecânico competente, que também verifica o desgaste das peças no período correto e uma tocada mais refinada do piloto. Se ficar estourando o giro e pendurando demais na embreagem os prejuízos serão certos. Outro detalhe: ligar uma 4t no tranco, nem pensar!

Com persistência a bordo de uma 125, o piloto iniciante realmente vai aprender a andar no mx e quando passar a 250f, utilizará melhor o que a moto pode oferecer.

Não podemos esquecer do seguinte: moto ajuda, mas o que manda é o piloto. Em várias corridas, temos a oportunidade de ver pilotos de 125 e 250 2t, ficando a frente das 4t na linha de chegada. Por falar em 250 2t, é a melhor moto custo/benefício na relação manutenção/potência. É uma excelente moto, mas exige preparo físico e técnica.

230cc Nacional: Uma boa dica para quem quer iniciar no esporte é adquirir uma motocicleta nacional, as de 230cc (CRF/ Honda ou TTR/ Yamaha). Estas motocicletas não são adequadas para saltos, no caso da modalidade Supercross, mas encara muito bem uma pista de Velocross e dependendo da forma que andar, ela suporta as pistas de Motocross, nos eventos que tem a categoria nacional.

A grande vantagem das 230cc é o custo de manutenção, que é baixo em relação as importadas. Hoje em dia estas motos são consideradas as motocicletas introdutórias para os pilotos acima de 15 anos no esporte. A outra vantagem é que ao adquirir uma motocicleta 230cc o piloto terá outras opções para se divertir e até ganhar ritmo, como as Trilhas, Enduros e Veloterras e só depois começa a encarar as pistas de motocross.

Piloto: Rodriguinho - M. Claros/ MG

Rodriguinho, campeão 2007 – Norte Mineiro de Supercross – M. Claros/ MG

Comprei a moto. O que fazer?


1- Verificar o posicionamento dos seguintes itens:
guidão (o ideal é um pouco a frente)
manetes (devem ficar um pouco abaixo do guidão)
pedal de freio (um pouco acima da pedaleira)
pedal de marcha (no mesmo nível ou um pouco acima da pedaleira)
altura dos garfos na mesa (mais acima melhora em curvas de baixa e piora em alta velocidade, mais baixo piora nas curvas de baixa e melhora em alta velocidade)

2- Acertar suspensões, carburação.
Esta parte necessita de um bom mecânico. Montador e lavador de moto tem muitos, mas preparadores são poucos. Exige também um feeling do piloto. Ele deve saber passar para o mecânico o que está acontecendo com a moto. Mas isto vem com o tempo. Vai ajudar procurar entender o funcionamento das suspensões e da carburação pra começar.

3- Relação
Verifique qual o número da relação na moto (número de dentes do peão e coroa). Ela pode estar muito reduzida ou muito longa.

Qual combustível usar? 
Os mais usados são Pódium, Comum com Pódium, Comum e até de aviação. Seja qual for utilizar, a regulagem na carburação vai ser alterada para cada tipo de combustível.

Onde regulo as suspensões? 

Suspensão traseira: o parafuso de compressão e a porca para compressão em alta velocidade, ficam na parte de superior do amortecedor traseiro e o parafuso do retorno na inferior.

Suspensao dianteira: se for Showa, a compressão é em cima e o retorno é em baixo, se for Kayaba o contrário. Em cima também fica o parafuso para retirada do ar, mas deve ser feito com a moto sobre um cavalete.

Como regulo as suspensões?
Esta regulagem varia de acordo com o peso e nível de pilotagem dos pilotos.

Nos parafusos de compressão e retorno feche todos os cliques e vá contando até abrir todos os cliques. Feche tudo de novo e coloque na metade de cada regulagem. Esta é a regulagem padrão e está longe da ideal. É a partir daí, que andando na pista, você vai realizar o ajuste fino das suspensões. Quanto mais fechar os cliques de compressão, mais dura ficará a suspensão e quanto mais abrir, mais macia.
Nos cliques de retorno, quanto mais fechar, mais lento ficará o retorno e quanto mais abrir, mais rápido.

Iniciantes tendem a deixar a compressão muito macia e o retorno muito lento. Como não conseguem “emendar” alguns obstáculos, a suspensão nesta regulagem fica mais suave para cair antes da recepção, mas em curvas e em velocidade ficará péssimo. Lembrem- se: mx foi feito para cair nas recepções dos obstáculos e não antes. A regulagem mais adequada é uma compressão mais dura, pois a medida que o nível do piloto aumenta, a tendência é zerar qualquer tipo de pista e caindo nas recepções, não há necessidade de suspensões macias. Com relação ao retorno, este não pode ser muito lento e nem muito rápido. Tem que ter paciência para achar o ponto ideal.

Piloto: Danilo - Janaúba/ MG

Danilo Farley, tri-campeão nortemineiro de Supercross – 2004, 2005, 2006 – Janaúba/ MG

Também se deve regular o *SAG de acordo com o seu peso e deverá fazê-lo vestindo todo seu equipamento. Neste item o seu mecânico poderá ajudá-lo. Um excelente preparador de suspensões que sempre indico é Orfeu Trajano da Aftershocks. *SAG (diferença da altura da suspensão traseira toda esticada com altura da suspensão traseira com o piloto sobre a moto).

No caso do parafuso de compressão de alta velocidade, abra o parafuso até o fim e feche variando uma volta e meia a duas voltas e meia. Este também vai ser de acordo com o piloto.

Se for moto zero, lubrifique os links da balança, caixa de direção, troque o óleo de caixa e faça um reaperto geral.

Quais equipamentos devo comprar? 
Parece uma pergunta óbvia mas não é. Além de capacete, óculos, colete, calça, camisa, cinta, luvas, botas, queria destacar o seguinte: NÃO EXISTE FAZER MX DE JOELHEIRA! Tem que ser brace E DE QUALIDADE! Se economizar neste item, com certeza irá ter problemas sérios de joelho no primeiro tombo que exigir um brace de qualidade. Outro equipamento que não deve ser desconsiderado é uma bota, entra no mesmo caso do brace: TEM QUE SER DE QUALIDADE! Qualidade não quer dizer mais caro. Na dúvida entre em contato conosco.

Quais equipamentos devo comprar para a moto? 

No começo só um equipamento é essencial: um bom guidão. Não caia na “onda” de comprar cano, ponteira, etc. Ande com a moto original e a medida que for sentindo necessidade de um “upgrade” faça no devido tempo.

Cheguei na pista o que fazer? 

Antes de colocar o equipamento, alongue todos os músculos do corpo, não só a moto dever ser aquecida mas o corpo também. Após o alongamento, dê uma “namorada” na moto. Confira tudo, água radiador, folgas em rolamentos, raios. Confira se não esta faltando nada ou fora do lugar. Após o aquecimento da moto, quando for entrar na pista, ande umas duas voltas devagar, para reconhecimento e aquecimento do corpo.

Como me preparar fisicamente? 
O mx é um esporte ímpar, aliás, não é só um esporte, é um estilo de vida. Não basta treinar somente a técnica com a moto. É preciso melhorar os hábitos alimentares, evitar ou diminuir bebidas alcoólicas, dormir bem. Além disto, a preparação fisica também é específica. Motocross exige resistência física e ao mesmo tempo força muscular para suportar os impactos constantes. Sendo assim, somente ficar “bombado” não vai resolver e cuidar só da parte aeróbica também não. O treinamento deverá englobar ambos.

Piloto: Ellis Chamone - Moc/ MG

Ellis Chamone, campeão Circuito Inter TV de Supercross – 2008 – Moc/ MG

Meus braços estão “travando” o que fazer?

Existe uma cirurgia para acabar com travamento de braços, mas esta é um medida para poucos. A maior parte dos pilotos tem os braços travados por posicionamento incorreto na moto, ou seja, estão “pendurados” na moto. Nada mais errado do que expressão “tem que ter braço para fazer mx”. O motocross exige pernas, os braços devem ficar soltos, sem fazer força com as mãos no guidão. Por isto acontece os travamentos. Alivie as mãos do guidão no ar durantes os saltos e seu problema de travamento vai acabar.

Compensa fazer um curso de pilotagem? 

Com certeza. Motocross é física. Entenda alguns fundamentos da física e entenderá como o posicionamento é importante. A moto possui um centro de gravidade. O piloto deve ficar sobre o centro de gravidade da moto. Por isto nas curvas se deve fazer força na pedaleira de fora da curva e a perna interna servirá como um pêndulo. A distribuição de peso também é fundamental. Quando se está acelerando o piloto deverá se posicionar para a frente e durante as frenagens para trás.

Freios- Quem pára a moto é o freio dianteiro! Outra dica: quando estiver freiando não se deve apertar a embreagem. Deve se utilizar “o motor” para diminuir a velocidade. Se apertar a embreagem a moto ficará solta e sem controle. No mx, exceto em alguns casos, se não estiver acelerando vai estar freiando. A moto não deverá ficar solta. Se passar em trecho de baixa velocidade volte o acelerador, mas sem cortar totalmente a aceleração. Também não se deve “travar” a roda traseira, exceto em curvas com escoras altas, estilo SX.

Curvas- O piloto só senta pouco antes de fazer a curva e logo após a curva, volta a posição do centro de gravidade com as pernas flexionadas. Exceto quando for pegar tração ou emendar obstáculos próximos as curvas. Neste caso, sentar ajudará. O desafio de pilotar bem é diminuir a lacuna entre as frenagens das curvas e retomada da aceleração. Quando menor a lacuna, mais rápido o piloto será.

Saltos- Mantenha a aceleração constante na aproximação do salto. Olhe sempre para frente. A medida que for subindo no obstáculo, o posicionamento do corpo irá a frente. No ar, o corpo vai se deslocar para trás e quando estiver aterrissando volta para a frente, acelerando novamente ao tocar no solo. Se no ar a moto subir muito a frente, pise no freio para descê-la e se estiver muito baixa, acelere que a frente subirá.

Piloto: João vitor (65cc) - Moc/ MG

João Vitor Montes – campeão Circuito Bicho do Mato – 2009 – (65cc) – M. Claros/ MG

Instrutores: Há várias outras dicas e existem muitos cursos disponíveis. Em Minas Gerais, indicamos o do Geraldo Starling (www.gstarling.com.br) e do Balbi School (www.balbisports.com.br), pois explica tudo acima mais detalhadamente. E também alguns pilotos que ministram o curso de pilotagem como: Tonico Miranda, da cidade de Três Pontas/ MG ; Cesar Boaventura, de Carmo do Paranaíba/ MG; Rodrigão, da cidade de Montes Claros/ MG e outros.

Como devo me comportar em dias de corrida?

Antes de encarar uma corrida, certifique- se que conseguiu um mínimo de dominio sobre a moto ou então poderá se machucar e também machucar outros pilotos.

O Box é um local de confraternização, descanso e concentração. Muitos pilotos passam “a mil” nos boxes, fazendo barulho e jogando poeira em todos. Estes mesmos “pilotos de box”, na pista, são os mais lentos. Alguns pais também começam ensinando os filhos errado. Colocam os meninos de 50 ou 60 para treinar nos boxes.

Durante a corrida, respeite os adversários, faça ultrapassagens limpas e seja consciente, na dúvida se um piloto bem a sua frente irá “emendar o salto” tire a mão. Muitos acidentes acontecem com pilotos caindo em cima de outros pilotos. Piloto “Kamikase” é muito diferente de piloto agressivo.

Piloto Rodrigão - M. Claros/ MG

Rodrigão, campeão Circuito Inter TV de Supercross – 2008 – M. Claros/ MG

Qual categoria devo correr?
Procure provas que separa a categoria Estreante da Intermediária. Provas onde só existem Intermediária ou Amador, o iniciante no motocross não tem a menor chance. A medida que for evoluindo a tocada, suba de categoria, não fique “pegando vaquinha” como muitos pilotos fazem. Além de desestimular os iniciantes, o piloto “pegador de vaquinha” está se iludindo, correndo só com pilotos de menor nível, o nível dele também seja prejudicado.

Que manutenções devo fazer? 
Nunca ande com a moto suja, logo após uma corrida ou treino lave a moto e o filtro de ar (com sabão em pó mesmo) e coloque óleo de filtro retirando o excesso. Dê um reaperto geral na moto. Se for 4t, a cada 4 horas troque o óleo do motor e a cada 8, o filtro de óleo. Crie uma planilha e anote a data/tempo de uso da moto. Assim fará as manutenções no período especificado pelo manual.

Fonte: Yuri BY-CROSS
Fotos e adaptação do texto: Tico Cordeiro/ Radical-X

RADICAL-X | EMOÇÃO É O NOSSO ESPORTE

About these ads
Esse post foi publicado em motocicletas, Motocross, radicalnorte, radicalnortex.com, supercross e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

168 respostas para Dicas para iniciantes no Motocross

  1. zelinho disse:

    muito bom mesmo essas dicas to pensando em começar no motocross e essas dicas so me deram mais força e entendimento para seguir em frente

    vlw

    • cara muito boa essas dicas..
      antes eu só treinava..eu treinava em uma tornado..
      aii eu parei..porque eu mudei de cidade..
      agora vou competir pra valer
      comprei uma ttr 125..
      iai oque vc me diz??
      vlw irmão..

      • andreza andrade disse:

        tenho 15 anos e gosto de motocros eu ja comecei a andadr de moto
        sempre gostei de motocros desde os10 anos aprendi com todo mundo…
        então quem sabe futuramente eu seja uma motoqueira;

      • Tarcisius Taylor disse:

        cara meu colega tem uma ttr 125 tmb ela n é mto aconselhavel para motocross. apesar de eu ter 16 anos eu entendo mto disso. as suspenções da ttr n são preparadas pra pulos e nem pancadas, elas n tem valvula, se ela n aguentar o pulo a unica coisa q vai acontecer é a suspenção chegar no limite e quabrar a caixa de direção da moto (rolamentos) e sem falar q ela n tem força pra isso. ela foi feita especialmenta para trilha!!!

    • diogo disse:

      essa dicas são muitos boas, pos os pilotos que já praticam não querem nem saber de ajudar nós que somos iniciantes do motocross. por incrivel que pareca até que tem alguns que dão algumas dicas, mas continuem assim dando dicas para nós iniciantes. vamos colocar em pratica nas pistas. obrigado

    • ramon disse:

      sou piloto ha sete anos so tenho 15 anos ja ganhei varios premios as dicas foi mais ou menos que na final eu ja sabia mas vlw

  2. Essas dicas são muito boas gostei muito vlw.

  3. obrigado pelas dicas em breve irei ver se são boas mesmo e gostei muito de vcs estarem dando estas dicar vlw mesmo

  4. GISELLE - PARÁ disse:

    Simplesmente extraordinárias dicas apresentadas!!!!!!

  5. BIM ARRIEL disse:

    vlw pelas dicas, me ajudarão muito principalmente as das curvas abç!!!

  6. Ewerson disse:

    Muito boas as dicas. Gostaria de uma indicação de curso de mecanica de motos importadas que é a que possuo.

  7. Pedro disse:

    Queria começa no motocross,mas to em duvida em qual moto começa! Tenho 13 anos e 1,72 de altura!Será que uma YZ 125 seria uma boa moto para mim começar no motocross?Ou é mto forte?

  8. Olha, otrabalhode vcs é muito bom, eu tenho 13 anos e estou competindo com uma CR 85, o meu problema e o de meu pai não poder me levar para treinar muito intensamente, então eu estou começando a pegar firme quando piloto, eu treino mais para acostumar com a moto, e na pista me saio muito bem (já estou andando com pilotos que já corriam desde os tres anos)e eu começei com 12, primeiro com uma sx 50, depois direto( depois que perceberam que eu levava jeito, ganhei de cara uma kx 80, antiga, mais foi uma escola para mim, eu ganhei a CR em janeiro, sou aqui de Barra Mansa-RJ, e o meu problema é o nervosismo, sabe, eu amo praticar motocross, mas eu tenho esse ´´nervoso“, que já me fez me dar muito mal, na minha primeira corrida eu levei 3 tombos, um na largada, antes de começar, outro na saida da largada, eu acelerei muito e acabei boleando e quebrando a rabeta, e outro já foi definitivo, na curva depois da chegada, aqui do km4, graças a deus eu estava com a kx antiga, logo depois eu já troquei pela CR.
    Meu Deus Do Céu, como eu faço para perder o nervoso das corridas?

    • breno disse:

      cara relaxa! na largada olha para o gate e esquece de td,começa a balaçar a cabeça {devagar} prestando atençao no gate,desceu vai heimbora….eu faso isso xd..

  9. Almyr Serafim disse:

    iaê kra Parabéns gostei muito desse site q ajuda muito as pessoas
    q pra ticam o esporte mais radical do planeta flwww abração a todos vcsss
    nas curvas já se ti diferença já vlw

  10. Anderson Alves disse:

    Brigadão,vou treinar tudo////

  11. joelma lisboa santana disse:

    gostei muito dessas informações,pois meu filho está empolgado por ter feito a primeira trilha neste domingo e está interessado em aprender muita coisa para ingressar nesse esporte.ONDE podemos encontrar com vcs para conversarmos pessoalmente? me dê um número de contato.Joelma.

  12. gente vlw…..
    muitas dicas boas ……
    eu olhei varias vezes e mim ajudo muito ate mesmo mais gostar de motocross……
    quando eu ñ tinha visto essas dicas eu era doido se eu visse uma moto na minha frente eu queria passar com 7 anos e uma vez caie a moto travo a aceleração e eu passei direto fiquei 2 dias em coma…..
    então quando eu começei era numa panda ela era fragil ela quebrava na trilha e eu co meçzavaz a chora com 11 anos eu vi umas dicas na net fiz e tirei 1 lugar numa ttr-125……
    ganhei muito dinheiro nisso ivestir e hoje eu tenho 12 e tou com uma importada 250……
    e quase ñ perdo uma nos dia de hoje…..
    e acho essa ideias de vcs muito importante pra que vai começar…..
    e hoje eu recomendo a toda minha equipe e amigos…
    vlw

  13. neto vasconcelos disse:

    valeu mpelas dicas como estou iniciando no motocross isso vai me ajudar muito!!!

  14. gabyzinha disse:

    parabens;) e muito legal adoro as coridassss e tenho varias fotos sou praticamente fã numero 1

  15. Derick-Belem-Para disse:

    Cara, vlw pelas dicas eu tenhu 13 anos e vo iniciar na motocross, agora e vo inicia logo com uma moto fort YAMAHA TTR-230Cc

  16. thaina disse:

    vc quer participar tera que ser fera como eu pilota de super cross thaina lais

  17. Guruh leitte disse:

    estou iniciando com o motocross. Eu tenho uma XTZ 125 cc
    ela é boa para o velocross. Mais quero mudar de moto. Qual vcs me indicam?
    Obrigado!

  18. tenho 15 anos , tenho uma dt 180 a quase 1 ano, arrumei ela toda do meu jeito mas ela ja é pouco para mim,e eu faço so trilha mesmo , fui 4 vezes na pista daqui de minha cidade que é Ipanema MG, só fui mesmo pra ver como era e me surpreendi, inclusive tem um motocross aqui dia 13/06/2010,sou apaixonado por motocross e gostaria de saber qual a melhor moto para começar nesse esporte radical, estou na duvida entre a crf 230 e a cr 125. obrigado

    • IVAN CARVALHO disse:

      A SUA MOTO SERVE TRANQUILAMENTE .BASTA DAR UMA PREPARADA NAS SUSPENSÕES DIANTEIRA E TRASEIRA COMO VALVULAS E COMPETIR NA CATEGORIA NACIONAL SÓ PRA SENTIR COMO É UMA CORRIDA DE MOTOCROSS

  19. franklyn disse:

    gostei muito desse site,será muito interessante para quen ten a oportunidade de preticar o motocross,eu ainda ñ tive essa oportunidade de participar de um motocross ñ,mais quando eu tiver vou lenbrar de todas essa dicas

    vlw t+++++

  20. vitor disse:

    gostei muuito dessas dicas e estou precisando de ajuda,eu tenho 16 anos,tenho 1,70m e tenho uma xr200. começei a fazer trilha e me acidentei.vai fazer um ano q estou parado e queria muito fazer motocross,sou apaixonado por motocross desde pequeno e sempre tive vontade de fazer,so q minha mae nunca foi a favor q eu faça trilha,e acho q nao seria a favor de eu fazer motocross muito menos a favor depois do acidente,mas meu pai é q me apoia.
    me ajude agora,vc acha q vale a pena me esforçar e pedir meu pai uma força pra começar,tentar fazer a cabeça da minha mae?
    to com 16 anos,vc acha q estou ainda em uma boa idade pra começar?
    que moto deveria pegar para mim?
    tenho alguns amigos q fazem motocross,devo pedir ajuda a eles?
    pra mim começar,irei precisar de um mecanico pra mim acompanhar?
    por favor,se puder me responder,serei grato.
    vlw

  21. wagner fernandes santos disse:

    Tico, neste ano espero que tenha muitas prova de supercross….. E que tenhamos varios pilotos

  22. muryllo brasil disse:

    quero praticar motocross, tenho 19 anos isso é bom ou ruim ? gostei dessas dicas agora quero por elas em pratica e começar a praticar o esporte q eu gosto q é motocross flws

  23. IVAN CARVALHO disse:

    PARA AQUELES QUE QUEREM COMEÇAR NO ESPORTE ,PRIMEIRO USAR ITENS DE SEGURANÇA COMO PROTETOR DE PESCOÇO E COLUNA .
    2º-COMECE COM UMA MOTO DE POTENCIA MENOR 85 NÃO IMPORTA A IDADE 12,13, 15 ELAS SÃO POTENTES E MITAS VEZES É MUITA MOTO PRA POUCO PILOTO .ASSIM VC VAI APRENDER OS RECURSOS E PEGAR OS JEITOS DE CURVAS RAMPAS E O QUE DA MAIS TOMBOS NAS PISTAS SÃO AS COSTELAS .NÃO ADIANTA VC PEGAR UMA 125 IMPORTADA ,QUE TALVEZ VC DESISTA NO 1º TOMBO ,O QUE É PIOR QUE EM UMA 85 CC.
    TREINAR E TER ALGUEM PARA DAR DICAS É IMPORTANTE .EU TENHO UM FILHO QUE ANDA EM UMA XTZ 125 E É IDEAL PARA QUEM TA COMEÇANDO ,ALEM DE SER UM INVESTIMENTO E MANUTENÇÃO MAIS BARATO

    • Pedro silva disse:

      ai eu tenho uma xtz125 e estou iniciando agora eu sempre gostei de motos e principalmente as q são usadas em motocross com o ronco do motor com os saltos muito show.gostei das dicas q foram dadas aki muito bom eu tenho 17 anos de idade e 1,83 de altura aprendi a pilotar moto com 12 anos mas de um tempo pra k eu comecei a gostar de motocross na minha cidade tem uma pista sempre eu vou na semana pra lá tentar da uns saltos com amigos o q eu gostaria de saber é se a xtz 125 é uma moto ideal do jeito q veio da fabrica pra praticar o motocross ou precisa trocar alguma peça por outra tipo coroa, pinhão ou algo parecido pra q ela ganhe mas resitencia e velocidade.flw galera

  24. muito b9om disse:

    cara meu pai comprou uma yz 125 e quero saber em q tocada devo estar para dar a intortada lateral legall haha

  25. fernando disse:

    eu amo motocross eu sou um piloto vc quando crece seja um vlw galera das trilheiras

  26. Paulo André MG disse:

    eu tenho um tt-r 230 e so faço trilha…
    pra começar a dar uns rolés na pistinha vc acha que eu devo mexer na suspensão da minha moto??
    vlww!!

  27. Nuno Silva disse:

    tenho una husquvarna cr 250 2t tenho um problema, duplos saltos tenho medo. que me diz? que devo fazer?

  28. Nuno Silva disse:

    Áh outra é mt nervosa tipo por vezes estou a acabar de dar uma curva enrolo-lhe cabo levanta a frete de uma maneira meus deus lool enfim é mt louca.
    Agora saltos de mesa e etc… não tenho qual quer tipo de problema.
    Acho que ela presisa de uma afinação no carburador porque por vezes o relantin é alto e tambem por vezes vai a baixo por completo.

  29. oi sou douglaslopes to comacando a fazer motocross ne uma tt-r 230cc tenho apenas 12 anos

  30. douglas eu estou fazendo curvas arrastando as pedaleiras no chão

  31. Higor Tostes disse:

    ow gente vlw pelas dicas… eu usei essas dicas e ninguem ta segurando eu e minha xt 125 quando eu completar 18 anos vo compras uma crf 230….é nois

  32. CARLOS MAGNO - MAGRELO - BH/MG disse:

    MUITO BOAS AS DICAS…minha experiencia off road se resume a apenas um ano correndo no veloterra na categoria street força livre com uma CG 125 original.Dia 10 de setembro comprei uma CRF 230 e fui me aventurar na pista do Trilhas da Serra, onde o Geraldo Starling tem a escola.Percebi que os VERDADEIROS AMANTES DO MX , COMO O GERALDO STARLING , FOFÃO, REINALDO DA LAGOA MOTOPARTS não são “caixa preta” nada, são caras super bacanas que me deram muitas dicas , o FOFÃO

  33. CARLOS MAGNO - MAGRELO - BH/MG disse:

    …CONTINUA…
    O FOFÃO ficou literalmente “por minha conta” por um tempão, vendo o que eu fazia na pista e me dando toques a cada volta , a cada pequeno salto meu, a cada curva mal feita, a cada freada errada. Depois na hora do descanso merecido o Geraldo Starling sentou-se ao meu lado e conversamos muito, mas muito mesmo sobre pilotagem off road. Resultado…além de ter feito amigos terminei o final de semana SEM NENHUM TOMBO , e muito, mas muito feliz mesmo.Andei SABADO E DOMINGO O DIA TODO.
    Comecei a perceber que os verdadeiros mestres do off road, os da PRATELEIRA DE CIMA, são pessoas simples, humildes e acessíveis. Outro cara que é um exemplo de simplicidade, humildade e simpatia que conheci em abril desse ano em BH foi o JORGE NEGRETTI…é o tipo do cara que senta com voce no chão e divide um sanduba de mortadela.
    Se voce quiser conhecer verdadeiramente um ser humano, dê a ele dinheiro e poder e verá quem realmente ele é.
    Abraços a todos e PARABÉNS PELO SITE!
    Magrelo-BH

  34. pedro disse:

    Oi, eu tenho 13 anos 1,57 de altura faço bicicross, e queria começar no motocross.
    Que moto seria a ideal para mim?

  35. Owww,muito boa essa atitude de vcs,em nos dar algumas noções básicas de motocross.
    Eu amo moto desde pequeno e pretendo logo começar a fazer motocross e
    agora com essa ajuda de vcs,ficou bem mais fácil.
    vlw!!!

  36. isaias disse:

    tenho uma kavazaki 450 4t o q posso faser nela pra ela
    suportar trilha mrlhor….

  37. alif disse:

    gostei muito dese site muito interesante

    • Vandir disse:

      Achei boa as dicas, ainda tenho dificuldade em saltar, pois quando inicio o salto, parece que minhas mãos se perdem e acabo quase sempre, caindo com o pneu de frente primeiro, tenho uma CRF 230 com suspensão preparada, é melhor para salto ou pior.

  38. eu tinha uma ttr-330cc e meu pai estava com uma crf 250 mais ele esta agora com uma ktm-450cc e eu estou com a crf -250 do meu pai eu 14 anos 1,65 quero saber se ‘e potente dimais pramin obrigado

  39. marcelo henrique disse:

    Ola Amigo
    gostaria de saber
    qual valor aproximado
    que eu deveria envestir no motocross
    pois tenho 15 anos trabalho e tals
    e meu sonho e ser piloto

    e tipo nao tenho bem quem me ajuda com as despesas ae vow ter que comprar tudo sozinho
    por isso gostaria de saber quanto envestir nos equipamentos
    e que moto devo comprar
    marca:
    e modelo :
    cc:
    Obrigado
    poderia mandar um e-mail pra min
    com as resposta
    marcelobil2510@hotmail.com

  40. Moziel disse:

    Olá galera
    td bom?
    Sou de uma cidade pequena do Norte de Minas, e to morando em BH agora.
    Amo muito Motocross, Trilha, Enduro
    desde a minha cidade.
    Tenho 17 anos,tenho muita vontade de aprender e entrar no Cross, ou ate mesmo em Trilhas
    apesar de ter uam idade já avançada pra aprender, mais td bem
    não tive oportunidade nenhuma.
    Então eu queria saber como fazer pra começar a treinar? Onde?
    E tem algum tipo de “escolinha” pra isso?
    Ou ate mesmo pra começar a fazer trilha e enduro.
    Por favo me ajudem
    entre em contato comigo por e-mail.
    To esperando um contato.
    Flw abaço

  41. jean disse:

    quero saber como faso para começar a treina motocross eu tenho 16 anos eu tenho vontade de ser um piloto um dia è o meu sonho como faso.Quero saber onde treina eu moro em bananal (sp).obrigado

  42. Henrique #12 disse:

    Cara tenho uma moto da kawasaki da monster em que categoria em entro tenho 12 anos. a moto e 110Cc. ????

  43. lucas disse:

    e ai tico muito boa essas dicas tenho 10 anos sou de caetite como eu faço para entrar no supercros gosto muito de motocross freestyle e quando eu entrar no supercross corro em que caetegoria 65cc ou 85cc

  44. germano disse:

    ola pessoal eu tenho 12 anos mas nao consigo achar uma moto media nao grande e nem pequena nimguem sabe me dizer onde acho uma moto dessas pois estou enteresado a fazer trilhas.

  45. vcs acha melhor comprar uma ttr 230 ou uma ttr 125 para iniciantes
    valew

    • Renan Menezes disse:

      Acho que para iniciantes uma TT-R 125 porque conforme o que é passado no motocross você tem que começar com cilindradas mais baixa e conforme vai ganhando habilidade e se aperfeiçoando vai subindo de cilindrada certo? espero ter ajudado você.

    • Victor Nicolau disse:

      oii amigo dizem q para iniciar melhor é a ttr 125 , eu vou comprar uma tt-r125 porisso le aconselho ela . vlw qalqer coisa add: victotnt@hotmail.com

  46. Renan Menezes disse:

    Sempre achei fascinante o MOTOCROSS mais nunca tive apoio da minha familia, mais hoje sou maior de idade e decidi que quero praticar o motocross apesar de já está com 21 mais acho que ainda é tempo de começar não é? pois tenho preparo fisico,uma boa altura como condis com o esporte que é 1,77 sou forte musculatura resistente e não sei praticamente nada do motocross em relação a pratica apenas a dita(teoria),mais acho que é possivel ? ficarei muito grato se responderem minhas dúvidas. A e quanto a moto? uma TT-R 125 seria o ideal pra mim que serei iniciante? ou qual cilindrada seria melhor na opinião de vocês? aqui na minha cidade existe pista de motocross e também são feitos campeonatos aqui e tenho amigos que praticam isso já seria bom pra mim ir aos treinos com eles? onde encontro o melhor equipamento adequado para pratica do MOTOCROSS? Desde já agradeço sua atenção, e as informações passadas aqui no espaço do seu Blog foram bastante importantes para tirar as dúvidas, não só as minhas mais a de todos que precisam treinar para se aperfeiçoar no esporte.

    • Victor Nicolau disse:

      Renan Menezes mora ond? . Aconselho a vc comprar TT-R125 , eu meesmo vou pegar uma TT-R125 Prox mes com fé em DEUS. e seu preparo fisica esta otimo pelo q vc falo vai ser um otimo piloto basta querer . Vlw ^^
      qalqer coisa add msn: victotnt@hotmail.com

  47. romagno disse:

    essas dicas sao muito massa eu gosto bastante do super cross quero muito ser um piloto mais nao tenho a moto ainda

  48. Eu tenho 15 anoos estou juntano uma grana pra compra minha primeira mooto mais ñ tenho
    muitas opções pq tenho nda base de 1,500 $ e estou pensado comp uma dt 180cc 2t mais
    se eu comp ela vou poder participar com categorias 125cc ?? Alguen me ajuda
    responde ai pra min pf

  49. ygor disse:

    ai gostei das dicas.tenho 15 anos e tenho uma moto ml125 eu moro na fazenda e aqui tem umas trilhas muito loucas agora com essas dicas vou tenta ser um piloto

  50. Rafael disse:

    Tenho 22 anos, gosto muito de adrenalina, andei muito de bike, fazendo coisas loucas. Mas, estou pensando em comprar uma moto de motocross, tenho uma normal “passeio”.
    Queria saber se eu começar a praticar, consigo ainda participar de competições?

  51. wagner disse:

    Cara eu tenho 14 anos , tenho paixão por motocross desde de os 8 anos , então ai vem a questão , eu quero começar a começar a competir então como eu tenho 14 anos e eu quero saber a melhor marca a melhor cilindrada, e qual seria a minha modalidade para minha idade e como eu sou iniciante,gostei muitos das dicas “abraço fera.

  52. Tallyson disse:

    oq vcs acham de começar com uma Dt 180 cilindradads?

  53. Maria Lucinéia Cardoso de Farias disse:

    Bom dia, me chamo Maria tenho 34 anos e sempre tive vontade de aprender andar de moto só que sempre tinha medo agora resolvi fazer auto escola vou começar a fazer as aulas mes que vem vou faze de carro e de moto, só que estou com pouco de medo e meio anciosa pois nunca andei de moto só ando de bicicleta, sou de pequena estatura tenho 1,50 de altura e fico com medo na hora de aprendera andar de moto pq meus pes não alcançam no chão com aquelas motos que ensinam na auto escola não sei que tipo de moto q na auto escola eles ensinam, por gentileza me falem alguma coisa que me encoragem nessas aulas obigada.

  54. jose pedro disse:

    Oi, eu tenho 14 anos, sou um apaixonado por motocross. Tenho uma yz125, ja fui a algumas pistas de motocross, adorei!!! Mas á um problema tenho medo de alguns saltos, os saltos muito a pic :( Gostava de saber a tecnica dos saltos (como dar os saltos). E saber se á algum método para combater o meu medo!! Mas eu nao posso cair por causa da minha mae, ela nao me apoia no motocross, quem me apoia é o meu pai! Se me podesse responder ás minhas perguntas, eu ficava-lhe muito grato. Ogrigado!!! :)

  55. Lucas disse:

    Olá tenho 15 anos ando de moto
    des dos 10 anos de idade
    tenho uma dt 180 preparada
    estou começando agora ,
    nas curvas eu segurava a embreagem
    agora nao vou segurar mais
    treinar muito
    vlew pelas dicas !

  56. Samia Mara disse:

    Cara, odorei as dicas!!!
    Estou pensando em fazer Motocross e estou ansiosa para começar e sentir a essa adrenalina alucinanteeeeeee! Sei que vou adorar.

  57. lucas disse:

    ainda vou comprar a motocross ,mas estas dicas vao ser muito uteis.

  58. lucas disse:

    eu tenho 10 anos e vou começar a praticar.

  59. Victor Nicolau disse:

    Amigo vlw pelas dicas adoreii , moro na bahia camaçari , meu maior sonho é pilotar essas belas maquinas do motocross, com essas dicas vc ira insentivar varias pessoas do Brasil ou do Mundo vlw pelas dicas : add meu msn ae : victotnt@hotmail.com.
    Tenho 14 anos.

  60. diego disse:

    man vcs estao de parabens muitos pilotos profisional n dar dicas e vcs ensinaram cada passou vlw XD

  61. wesley disse:

    essas dicas são SHOW tenho maior vontade de comprar uma crf 230 pra mim sou um sonhador.. e se e sonhador ..vc consegue!! : D tenho apenas 16 anos …………………………..VALEWWW

  62. Isabelle disse:

    Oii, essas dicas ajudarao muito no meu desempenho com a minha moto, sou iniciante, tenho uma kx 125cc, e comecei a correr a dois meses ja evolui muito ! tenho apenas 15 anos, valeu!

  63. vinicius moreira lopes disse:

    tenho 13 anos e tenho de altura 1,62 posso começar com uma tornado 250?

  64. IGOR TAMAKAWA disse:

    aew vinicius, cara naum te aconcelho naum..pois vc falow q tem 13 e 1,62 né? acho q uma tornado seria grande pra vc, imagino q pra vc seria melhor uma ttr 125..
    qlqr coisa tamo aew…
    me add no msn:igulino2009@hotmail.com

  65. Lucas disse:

    gostei muito das dicas.amo motocross mais só tenho 14 anos e minha familia nao me ajuda muito,mais estou sempre na pista andando e to pegando o jeito

  66. vinicius moreira lopes disse:

    quero começar no motocross mas o motocross é muito dificil? ou tem que trinar muito? quero começar com uma dt 180 ela é boa para começar?

  67. flavio disse:

    gostaria de saber como eu faço para curva rapido

  68. danilo disse:

    eu tenho uma dt 200 adoro compe tir na regiao do norte de minas mas nao tenho patrocinio me ajudem meu nome e danilo e sou de manga mg

  69. laimingjo disse:

    Oi.. Gosto bastante de motocross, adorei suas informações. Ando todo o final de semana de moto como hobby.

  70. shp disse:

    vcs podem me enviar links de ttr 125 pois nao acho nenhuma para vender

  71. comprei uma DT 180 falta alguns reparose não sei quais as peças de que deve colocar nelapara fazer trilha gostaria de obter informações ela não tem bateria meio com quik de xlx ela tem ate o doc do 1º dono moro em nova iguaçu e o esporte cros trilha e underground demais e não tenho companheiros para me dar uma força na montagem da moto para trilha e com todas as estrutura para termos uma pista para motocross mais não sei o do porque não constroemmais valeu as instruções.

  72. andre filipe disse:

    boas pessoal.. tenho um crf450r e do nada depois de uma volta a mota sempre que aquece para do nada.. em frio pega bem.. mas depois de aquecer vai abaixo.. ja tem valvulas segmentos novos o piston esta bom .. ma sontinua sem tar a 100%.. sera electronico? se me puderem ajudra agradecia.. obgdo cumps

  73. helio nunes disse:

    ola pessoal eu tenho uma dt180 mas quando vou fazer trilha a galera tira muito sarro da um nervoso que fazer nessa hora

  74. Luiz Rogerio disse:

    Obrigado pelas dicas ,
    adoro motocross é um esporte que envolve muita adrenalina e tambem é muito radical!
    motocross is my life ! kk

  75. Luiz Paulo disse:

    Ótimas dicas, Tico/Yuri, entre trilhas e pistas, estou no off road a uns 15 anos, dicas assim são dificeis de se encontrar, oxala que todos tivesem o bom coração. Eu comecei com uma Xizelinha, em 1995, um pouco atrazado, pois ja tenho 39 aninho, porem não tarde, e me apaixonei pela adrenalina, (alguns dizem que é vicil) e de la para ca não parei mais, salvo quando estava maxucado, recentemente comprei minha primeira importada, uma CR250 ano 1999, (é velhinha mais tá inteira), além de pilotar dou uma de mecânico também, mas estou com dificuldades para afinar o carburador dela, uso gasolina comun, oleo 2t motul800, to com um escape pro torque, palhetas de fibra de vidro duplo estagio pistão A, o cilindro é novo, gicle de lenta 57 e de alta 175, agulha de ar com menos duas voltas e meia, noto que a vela esta com a cerâmica preta porem sem acumular oleo, ela esta funcionando bem, mas sinto que dava para melhorar principalmente nas retomadas de curvas… ainda dá para empobrecer a mistura? é que ouvi dizer que esses motores são bem milindrosos quando se trata de erro na afinação, não é? por favor se tiver algumas dicas a esse respeito, fico muito grato; Luiz Paulo

  76. william disse:

    agora e vou treina nas pista melho com essas dicas vou ficar fera

  77. Juliano p lima disse:

    Parabens pelas dicas! Iniciativa muito boa, estão ajudando milhares de pilotos iniciantes, milhares mesmo.o esporte esta crescendo, é de sites assim q precisamos

  78. to pronto pro motocross
    mais preciso msm é de uma pista
    afffs interior é foda
    nem tem pista aki na minha cidade

  79. Rodrigo disse:

    sou piloto de motos de trilha e estou iniciando no velocros e as dicas foram muito boas vlw

  80. FABIO disse:

    QUAL E A MELHOR ALTURA PARA POR A MOTA (BIELA DO MINO )

  81. leonardo polli disse:

    Sou piloto de trilha, fasso trilha a praticanemte 3 anos e a 1 ano fasso Motocross minha moto um DT 200 preparada suspensa da yz traseira e dianteira sou mecanico de moto e gostei mt das dicas ai flw galera

  82. Geraldo da Silva disse:

    gostaria tivesse uma escolinha em Alagoas.

  83. vinicios.....abençoadinho disse:

    tenho 15 anos e minha paixão e motocross ando desde de os 10 comecei na 50cc agora estou na crf 230 e começando a andar de crf 450 essas dicas são muito boas…e pretendo ser um campeão como Swian Zanoni in meu idolo…

  84. Apolonio_500 disse:

    Meu nº 500 – sou da categoria AMADOR. iniciante. sou velho para o esporte tenho 23 anos.
    Tem uma turma que sempre corremos juntos e vamos para alguns eventos, os mais próximos, meu irmão nº 50, e os amigos 44,143, 555.
    Estas dicas são muito boas, são poucos os pilotos que ajudam, algumas delas eu já utilizo, pois quando comecei a praticar esse esporte não sabia de nada, mas tinha vontade e coragem, nunca corri para ganhar dinheiro, faço por que gosto, respeito meus adversários, quando alguém cai tento passar longe dele, mesmo que próximo a ele seja o meu traçado, não concordo com pilotos que para ganhar passam por cima de seus colegas e até brigam por se tocarem dentro da pista, é normal um toque já que são vários correndo na mesma pista, até hoje ainda não consegui chegar entre os três, de 4º até último, foram várias vezes, nem por isso fico bravo ou vou desistir, como já disse faço porque gosto, me sinto bem quando corro, quando salto quando tem alguém na minha frente e consigo uma ultrapassagem.
    Só não gosto quando alguns organizadores fazem as pistas pensando só nos profissionais, 250 e 450cc. colocam saltos muito longos para chegar na espera, com poco espaço para pegar velocidade, só as importadas conseguem, os amadores 230cc nacional,(a minha é dessa CRF230), não chega, então tomamo supapos de perder os dentes, isso faz cansar as pernas e entorta a moto, quebra raio, estoura retentor do amortecedor. Mas mesmo assim continuo.
    Sempre agradeço a Deus quando termino uma corrida sem que ninguém tenha sofrido nenhum acidente.
    Um ótimo fim de ano a todos, boas corridas, e que quem gosta do motocross não estraguem a festas dos outros que também gostam, se nesta curva não deu pra fazer a ultrapassagem outras oportunidades virão, só é ter paciência que as coisas surgem, se não deu nesta corrida treine muito e faça melhor na próxima jogando limpo.
    Sou da cidade onde Adam Smiti (ou quase assim),ganhou de Rodrigo Lama, os dois deram um ShoW de motocross de graça, pra todos que estavam lá, por fim ganhou um carro zero, Setembro de 2011 em Jurema – PE.
    Em 2012 a promessa é de dois carros e motos para as outras categorias. E aí, nos vemos LÀ? vão treinando que Adam quer vir dinovo.
    poloni_o@hotmail.com

  85. suelen disse:

    ai pessoal gosto muito de fazer trilha ,e tenho una crf e quero vender ala .mais informaçoes me ligue .Ta bom !!!

  86. suelen disse:

    estou começando no supercros e queria unas dicas poden me ajudar!!!!!!!

  87. cauan disse:

    adoro motos e velocros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Beijos amo vcs tchao tchao.

  88. Bruno disse:

    tenho 15 anos. estava começando no motocross com uma DT com motor de RD 135 do meu irmão. mas ele vendeu ela. e não tenho como treina.
    queria sabe se essa moto paraguaya é boa para começar. é uma kenton hunter 250.
    aqui tem um video de uma delas:

    vlw. abraço

  89. gostei das dicas para quem esta começando, não escondendo jogo nosso pais ira para frente no esporte, e todos pilotos tem que evoluir para poder futuramente representar o pais. obrigado por ter bom senço.

  90. Adriano Viana disse:

    É Mario Grativol, vai pra frente mesmo!
    A pátria conta com cidadões como você!
    Querendo andar de moto ao invés de ir para a escola terminar seu ensino médio!

    Voltando ao post:
    Obrigado Tico Cordeiro e Yuri pelas informações! Ainda não pretento praticar o MX, estou começando a pegar trilhas mais “pesadas” e as dicas de equipamento foram ótimas! Vou eu, bem devagar com a minha GS800!

    Forte abraço!

    Mário, ESTUDA CARA!

  91. santos disse:

    obrigado sou de mg e pratico velocross em uma xr 200

  92. cinaanra disse:

    olá tenho uma dt 180 to loko pra começar a fazer motocross so nao conheço ninguem qe faça pra eu conversar e saber como começar , se alguem kizer da umas dicas pra min fico mtu agradeçido ,so pressizo qal estado a moto tem qe estar e como faço pra me inscrever qalqer coisa add ai raul.dc2@hotmail.com vlw abraço

  93. robert disse:

    nossa eu gosto jito de motos, e queria ser piloto de motocross tenho 14 anos
    mas meu pai não quer me dar uma moto

  94. arthur disse:

    pô cara show de bola gostei muito de saber isso eu ando de moto aki na minha cidade sem cartera sei q nam é a mesama q a de moto cross mais quero andar agora de velo cross msm curto bastante e quero aprender se vc puder me add lá no msn dae comversamos melhor sobre o asunto valeu irmão até mais meu msn é riquetico@hotmail.com
    valeu irmão um abraço e até mais.

  95. Salim disse:

    Pessoal, a consciência, respeito e profissionalismo que encontrei aqui foi demais! Procuro em diversos sites dicas sobre este esporte e sempre me decepcionei com as mesmas. Vocês estão de PARABÉNS mesmo, muito bom! Recomendo, aprovo e fiquei fã do site.
    Muito obrigado!!!

  96. jhonatan disse:

    gosto de moto cross desde q tinha uns 10 anos ai cresci e ja aprendi a andar de moto com meu pai e estou interessado em fazer aula com vcs, tenho 15 anos, 184 de altura.

  97. Alisson Alves disse:

    Boa noite a todos, antes de mais gostaria de parabenizar a todos que compõe o site desde quem postou essas maravilhosas dicas até o pessoal aqui do post. Me nome é Alisson, tenho 23 anos que foi exatamente o tempo que eu demorei pra poder comprar minha primeira moto off, na verdade, joaninha (homenagem ao melhor piloto de Freestyle brasileiro – na minha opinião) é uma DT 200R 94, tratada como um filho agora que está paga estou preste a compra uma CRF 230 e finalmente iniciar no MotoCross categoria nacional, passei um longo período da minha vida idealizando em ser piloto, mas, pensei ser impossível devido a minha renda e fiquei surpreso em saber que as crzinhas aguentavam o tranco. Estou muito feliz!

    Importante ressaltar que o estudo é fundamental, pois sem ele não teria trabalho e consequentemente não teria moto haja vista que depois de ter uma, tendo cabeça e pés no chão nunca mais hei de ficar sem, dá sim e é fundamental até pela formação humanística dentro e fora das pistas, estudar!!! Para quem acha que uma coisa exclui a outra, curso o 8º período de Direito e muito em breve realizarei com a graça de Deus o sonho de ser piloto de MX.

    Whoohoo para todos e fiquem com Deus !

    Quem quiser adquirir uma DT 200R de procedência, moro na região metropolitana meu tel é (31) 3531 1034 vlw!

  98. LuizOtávio disse:

    ae cara vlw mesmo pelas dicas, to louco pra começar, muito bom esse site mesmo, porém eu tenho uma dúvida… Eu tenhu 16 anos e andei pouco de moto na vida mas quero uma CRF230 no final do ano… com 16 anos… será q está muito tarde para começar pro motocross?

  99. Joao Braga disse:

    Obrigado pelas dicas, eu tenho 15 anos, ando de moto desde quando eu tinha 11 anos, comecei andando com uma moto do meu amigo, e quando fiz 12 anos ganhei uma DT-180cc, treinei treinei, mas nunca competi, e moto quebro e nao compenssa arrumar mais, agora eu vou comprar uma yamaha xtz – 125 para voltar a andar, e competir. :) Obrigado

  100. rosa m disse:

    oi..adorei as dicas,,,aki pra quem ta comesando o melhor é uma ttr 125…alem d ser mais barata ela eh otima na manutencao….kualquer coisa add ai gente rosa-xoque2011@hotmail.com

  101. messias disse:

    oi Tenho uma STX Motard 200cc que tenho 14 anos e tenho 1,75 que categoria eu entro , e qual é o custo????

  102. Francisco Neto disse:

    ola estou querendo começar no motocross e queria saber qual moto 85 cc vcs me indicam ?

    estava pensando em pegar uma yz85 mas nao sei se ela e boa se e facil de achar pessa esas coisas!

  103. anderson disse:

    show de bola
    tenho 22 anos , sera que ainda a tempo pra comersar no esporte ,sou apaixonado por motos mas nunca encarei uma pista de motocross
    vlw

  104. Jailson(cobrinha) disse:

    Gostei muito das dicas sao muito aproveitadora.

  105. 211 disse:

    Gostei muito das dicas, tem tudo a ver mesmo…fui campeão da copa norte-PR de MX em 2011 de XR 200 no meio das Tornados e CRFs graças a dicas como estas…este ano estou correndo de CRF também, mas como não dei bola para a parte física antes da temporada de 2012, tô apanhando um monte hehehehehe….

  106. matheus disse:

    comecei a faser moto cross com 13 anos hoje tou com 15 estou com uma kx 250

  107. vagner lover disse:

    muito massa
    tenho 17anos soou apaixonado por motocross será q ainda tenho tempo de ser um proficinal
    gostei muito das dicas muito louco valeu !

  108. adorei as dicas, eu queria saber se a nx 150 da ronda, toda preparada serve para o velocroos eu tenho 15 anos e faço parte de uma pequena turma de trilheiros de itaguari go omde essas motos sao muito usadas para essa modalidade,eu ja piloto bem a crf 450 mas imfelismente nao tenho comdiçoes para comprar. mas mesmo assim muito obrigado ate a prossima.

  109. thalis disse:

    pessoal tenho uma dt 180 e ja andei em uma crf 230 e nao gostei em trilhas, mais pra pista de cross tem que ser crf mesmo,pra trilha nao troco minha dt por nada a nao ser pro uma ktm,husquarna,cr,yz tbm nao compro uma moto 4t pq eu nao tenho dinheiro eu to trabalhado em uma loja de motos agora eu vou comprar um xr 200 si deus quizer e muitos pilotos diz que eu ando bem msm no motocross e ai ta uma dica pra quem quer ser piloto de motocross tem q ter dinheiro pq se vc quebrar uma cavicula igual a mim vc vao ver cara so nao fiquei pior pq meu vizinho é piloto e tem dinheiro ele q me banco tudo no hospital,e agora tbm ele me deu equipamentos bom msm da fox pq ele vai emvestir em mim pq o filho dele é um nerd q so fica em frente do pc…
    ta ai pessoal minha dica EU ACHO Q TEM Q TER DINHEIRO PRA MOTOCROSS OU SUPERCROSS!!!

  110. vitor disse:

    ola…. eu vivo em portugal e tenho 12 anos gostaria de saber se posso andar de moto de 80 cc em estrada agradecia a resposta por favor.

  111. ELVES LEAL disse:

    Amigos tem idade para iniciar no motocross?A tornado serve para participar? E vocês poderiam dar dicas para a mesma! O que devo tirar e colocar para melhorar o seu desempenho?

  112. gente tenho uma agrale 27.5 , e do uns saltos com ela no lote do lado! E MEU SONHO É PRATICAR O MOTOCROSS , MAS NAO TENHO CONDIÇOES PARA COMPRAR UMA MOTO ESPECIFICA PARA ESTE TIPO DE ESPORTE! GOSTARIA DE UMA DICA DO QUE EU POSSO FAZER PARA REALIZAR MEU SONHO! E MINHA FAMILHA NAO ME APOIA ! ESPERO AJUDA

    VLWW AEE!!
    E OTIMAS DICAS

  113. gui disse:

    Amigo tenho 13 anos e sou baixo, qual seria a moto ideal pra mim?

  114. rayron disse:

    eu tenho 12 anos e 1,60 qual moto que eu devo começar

  115. rayron disse:

    Oi eu tenho 12 ano e 1,60 eu tenho uma moto da Yamaha 85cc yz, eu quero saber se ela e apropriada para começar. vlw

  116. Gustavo disse:

    Pessoal,tenho 16 anos e quero começar a fazer motocross.Mas não sei q moto comprar,estou na duvida entre yz 125,ktm sx 125 e a cr 125.qual delas é mais indicada para mim ?

  117. joao disse:

    Eu tenho 15anos e gostava de entrar para o motocross, o que e pressiso fazer para entrar

  118. Michele disse:

    Tenho 13 anos e vou começar no cross coutry, to bastante ansiosa, mas eu vou começar com a moto do meu irmão que já tá tá praticando faz tempo.. é uma 250 será que tipo eu não vo me matar lá ? pqp Kk

  119. Anna disse:

    Tenho 12 anos e meu pai me ensinou a andar de moto desde os 4 aninhos, agora eu peguei mais amor pelo motocross , queria saber com que equipamento eu devo estar começando a comprar, algo que não muito caro e que dure…Meu pai modificará a moto dele para uma de cross para mim , é uma xlr, essa moto é ideal para cross e trilhas?

  120. Gabriel disse:

    eu tenho uma tornado 2007 fuçada

  121. Queria Saber Os Melhores Equipamentos para Trilha (Mesmo Sendo Caro) equipamentos de 2012/2013.

  122. lucas disse:

    oii,eu queria saber si eu com 11 anos posso fazer trilha em lugarles em que adultos fazem meso sendo bem pirigosso?!?

  123. gostei da ideia pratico essas dicas doda vez qui el ando na minha moto el faso bleck flip vc e enteligentebeijos e ate a prossima vez

  124. como rampo sentato a quardo resposta gosto de vc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  125. Alexsander disse:

    ja ando de moto des dos 12 anos de idade ,queria começar a fazer motocross,que tal começar com uma Crf 250 ?

  126. eu quero ser um piloto de moto cross da escolinha de voces por favor mim chame eu juro que eu não vou depisionalos

  127. Mangai #17 disse:

    Essa semana comprei uma YZ 125 2t, venho do BMX há vários anos, minha experiência com motos foi apenas com XR200, agora quero começar para valer. Iria comprar uma 230CRF, porém uma ótima oferta me fez ceder pela YZ 125, espero que eu consiga dominar a fera! Fiquei feliz em saber que as motos 125 2t são as indicadas para iniciantes, me deixou mais confortável e confiante quanto a pilotagem! Obrigado pelas dicas!

  128. lucas disse:

    tenho uma crf 230 ano 2013 agr pois quebrei a perna andando no velocros e tinha uma dt 200r agr a pouco tempo peguei a crf 230 mas um conhecido mew me ofereceu uma crf 250r ano2007 e ele pega a minha crf no negocio oq sera q devo fazer? gosto muito de imoortadas mas mew medo é a mecanicamuito cara.

  129. Joao Victor #150 disse:

    tenho 14 anos qual moto devo comprar para começar??

  130. Rafael disse:

    xtz 125 serve para começar? tenho 21 anos e queria iniciar

  131. boa as dicas , comecei andar de moto com uma dt180 do meu tio dai meu pai compro uma xl125 fazia trilha com ela , agora ganhei uma xtz 125 preparada para moto cross , sera que boa pra eu começar ?

  132. marlon disse:

    eu to começando ne uma tornado tenho 15 anos , agora q vir as dicas voow lenbra quando estiver na pista ;

  133. dany disse:

    boas pessoal tenho 13 anos e 1,70 m qual a mota das yz e ttr indicada pra mim pf respondam rapido

  134. Georgelan disse:

    Otimo,estou muito mais empolgado a começar participar,com iniciantes,

  135. annagabriella disse:

    boas as dicas,a minha pergunta e o seguinte quero começa a minha careira de motocross agora com 14 anos mais ainda não sei como faço pra entra em campionatos e ter uma bela moto de moto cross e seguir adiante com os campionatos oque devo fazer para realizar o meu sonho desde pequena?

  136. Junior disse:

    Otimas dicas!

  137. eu tenho 110 quilos e quero demais mesmo entrar de verdade no sport, eu consigo ?? poderia me ajudar com umas dicar mais diretas ?? Já andei algumas vezes e consigui ter total dominio e velocidade em uma 250 !!

  138. joão gabriel disse:

    óla teho 16 anos e to querendo começar no esporte tenho uma dt180 preparada e gostaria de saber se a dt serve para começar pois no momento to meio sem grana e gosto muito de motocross e as dicas parecem ser boas e acho q vão me ajudar muito
    vlw obrigado e abraços

  139. Klenio disse:

    Dicas excelentes para nós que estamos começando no MX ! VLW!!!!!!!1

  140. Bruno Motos disse:

    Amei todas essas dicas,agora só falta praticar.

  141. mateus disse:

    eu tava precisando muito dessas dicas logo eu qui vou começa agora obrigado pelas dicas

    • Adriano disse:

      Meu deus! Essa galerinha que pretende fazer motocross mas não vai à escola tá foda! O cara não usa vírgula, “QUI” não existe e o verbo é “COMEÇAR” e não “COMEÇA”. Se você escreve assim esperando que alguém leia “COMEÇÁ”, ainda estará errado! PQP!

  142. Thais pimentel disse:

    Amoo esse esport. Meu sonho e ter uma moto dessa perfeita..Se Deus quiser vou ter uma dessa ..assim que eu tiver um trabalho pra mim compra..hehe
    valw pelas dicas!! um dia sereiii uma otmima motoqueira..

    • Adriano disse:

      Primeiro Thais, você tem de estudar muito e aprender a escrever. esport = ESPORTE, e = É, e “MIM” não compra nada, pois não conjuga verbo e o verbo não é “COMPRA”, é “COMPRAR”. E a palavra “OTMIMA” não existe.

  143. verona cristina oliveira de souza disse:

    Otimas exelentes adorei muito boa!

  144. Bruno disse:

    Sou iniciante, gostaria de saber qual a calibragem correta para fazer salto pneu cheio oi médio?

  145. inacio cross disse:

    tenho uma ktm sx 85 e quero aprender a usar a força dela,como faço para pilotar este motor 2 tempos?

  146. Kayla disse:

    Muito firme esas dicas, tenho 22 anos e piloto desde os 16 anos. Sou apaixonada por motos, por enquanto brinco na moto do meu pai que é uma broz 150cc, apesar de eu ser baixinha com 1,54 de altura, me divirto muito nela, faço trilha entre os amigos e já puxhei 130km/h nela.. to juntando uma grana pra comprar a minha ano que vem.. Quero uma TTR-230 pra trilha e moto lama.. ela é boa?

  147. claudio mota disse:

    eu tenho 13 anos que mota e que classe começo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s